03/07/2015

Igreja Episcopal passa a celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo


Depois da aprovação do casamento igualitário nos EUA na última semana, a Igreja Episcopal resolveu aplicar o direito constitucional também na esfera religiosa. Agora, ela também vai celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

A votação ocorreu na terça-feira (30) na Convenção Geral Episcopal, em Salt Lake, e a vitória foi folgada: 129 votos contra 26 e cinco abstenções.

Como a lei permite, os cânones permitirão de agora em diante o casamento dentro da igreja de TODOS os casais", anunciou a Igreja Episcopal em sua conta no Twitter, no momento em que celebra uma convenção geral em Utah.

A igreja já tinha uma abertura aos LGBT desde 2009, quando passou a permitir ministros gays e lésbicas. Porém, Brian Baker, que é revendo da igreja e presidente da comissão, declarou que a celebração de uniões LGBT não se deu de maneira tão fácil ou simples.

Ele revelou que o diálogo com fiéis e outros ministros levou cerca de quarenta anos. E que, se antes nem todos eram "gentis" com a ideia, atualmente eles estão mais sensibilizados com a causa e com as famílias LGBT. Vale frisar que a Igreja não vai obrigar os clérigos que não aceitam celebrar. 
A Igreja Episcopal tem cerca de 16 milhões de fieis e está espalhada em todo o mundo. 

Fonte: Acapa

Nenhum comentário: