02/03/2016

MANEIRAS SIMPLES DE APOIAR SEU PARCEIRO SOROPOSITIVO



Traduzido do artigo de Alex Kopel para o site HIVEqual

Quando se embarca num relacionamento com uma pessoa soropositiva, ou quando o(a) parceiro(a) acabou de descobrir que contraiu HIV, é comum não saber ao certo como demonstrar todo o apoio que se quer oferecer. Para começar, é legal se lembrar que todos os relacionamentos têm seus altos, baixos e peculiaridades que ambos vão ter que processar juntos. Viver com HIV sem dúvida traz sua dose de questões, mas a soropositividade não precisa necessariamente colocar o relacionamento em risco, ou sequer defini-lo.

A seguir, confira cinco dicas simples de como ser o melhor parceiro que seu namorado ou namorada que vive com HIV poderia querer.

1. Não se agarre ao passado
O fato de seu parceiro(a) ter sido diagnosticado(a) com HIV não quer dizer necessariamente que ela(e) foi descuidada(o) ou fez algo muito errado. Todos nós temos nossa história, e todos já fizemos algo que nos colocou numa situação de risco alguma vez na vida. Ficar remoendo o passado não ajuda em nada o presente. É melhor desapegar do passado e seguir em frente juntos, concentrando-se em como você pode ajudá-lo(a) agora.

2. Eduque-se
Educar-se sobre o HIV, além de ajudar a apaziguar seus temores, é uma maneira incrível de demonstrar a seu(sua) parceiro(a) que você se importa com ela(e) e está do seu lado. Mantenha-se a par das últimas pesquisas científicas, dos tratamentos mais recentes e das novas formas de prevenção. Fique a par dos fatos para ajudar sua(seu) parceira(o) a se manter otimista, e reafirme que tudo vai ficar bem.

3. Vá com ela(e) ao médico
Demonstre seu apoio acompanhando seu(sua) parceiro(a) ao médico, ou indo com ela(e) buscar a medicação. Deixe claro que você quer fazer isso não porque ele(a) tem algo a temer ou porque precisa da sua ajuda, mas porque você quer um participe de todos os aspectos da vida do outro. Fazer um exame de sangue não é tão diferente de outras obrigações cotidianas que todos têm que cumprir, e pode ser uma boa maneira de aproximar o casal.

4. Comuniquem-se!
Todos sabem que a boa comunicação é parte essencial de qualquer bom relacionamento, mas ela é ainda mais importante quando sua(seu) parceiro é soropositiva(o). Conversem sobre como e quando vocês querem falar sobre isso com o resto da família (se sentirem que devem contar). Se vocês estão num relacionamento aberto, discutam como isso altera a maneira que vocês vão lidar com outras pessoas. Certifique-se que seu(sua) parceiro(a) sabe como você está se sentindo, e também tome o cuidado de escutar o que ele(a) tem a dizer sobre o que está vivendo e suas necessidades.

5. Demonstre todo amor que houver nessa vida
Deixe claro para seu(sua) parceiro(a), quantas vezes for necessário, que a soropositividade não muda em nada a pessoa que ele(a) é, nem o amor que vocês sentem um pelo outro. Com o tempo, o HIV torna-se apenas mais um detalhe em suas vidas juntos. Com compreensão mútua e apoio, a soropositividade pode até vir a fortalecer a relação que vocês já têm.

Dica extra: a maneira como se conversa sobre a soropositividade pode fazer toda a diferença. Quando não se trata o vírus como um rinoceronte se escondendo no canto da sala, ele não se torna um monstro. Perguntar sobre os resultados dos exames com atenção, mas sem drama, ajuda muito a mostrar que você se importa, mas não está sendo engolido pelo diagnóstico. Entrar numa rotina de testar-se frequentemente (muitos centros médicos contam com programas que facilitam a vida de parceiros de pessoas soropositivas) também ajuda a manter ambas as partes tranquilas quanto a sua saúde. Acredite, o parceiro soropositivo de um casal sorodiscordante está tão interessado quanto você em manter seu status sorológico negativo.



Fonte: LadoBi

Nenhum comentário: