20/07/2016

Paróquia celebra novena com Drag queen e indígena em SP


O Padre Paulo Sérgio Bezerra, 62 anos, inovou ao definir a novena da igreja matriz Nossa Senhora do Carmo, em Itaquera, zona leste de São Paulo.

“Penso que a missão principal de um padre é a formação da consciência religiosa e crítica do seu povo, da qual a Eucaristia e os demais sacramentos se tornem bela e comprometida expressão”.

A Igreja Católica tem o costume de realizar novenas dos santos e padroeiros. Em Itaquera, esta iniciativa começou a tomar um viés social no ano de 2006. Neste ano, com o lema ‘Provados pela vida, arriscam na esperança’, um dos convidados foi o jornalista e morador de Itaquera, Albert Roggenbuck, a drag queen Dindry Buck, que teve espaço na novena para falar sobre diversidade sexual e contar um pouco sobre sua experiência pessoal na missa.

Segundo Buck, o momento mais marcante foi o rito da comunhão. “Fui convidado para distribuir a comunhão e minha mãe recebeu o ‘Corpo de Cristo’ de minhas mãos, enquanto uma menina linda e talentosa cantava “Paula e Bebeto” de Milton Nascimento com o lindo refrão ‘Qualquer maneira de amor vale a pena’, relembrou.

A paróquia de Itaquera também já foi destaque no ano passado quando incluiu em suas preces uma súplica em prol do diálogo sobre as sexualidades, pedindo que as igrejas cristãs possam superar a demonização das relações afetivas, além de rogar pelo fim da criminalidade social e respeito aos direitos dos homossexuais.

Um exemplo a ser seguido.


Fonte: CenaG

Nenhum comentário: