08/10/2011

16º Parada Gay do RJ É Hoje !!



A 16ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro vai ser realizada hoje, a partir das 13h, no posto 6 de Copacabana (Avenida Atlântica), unindo prefeitura municipal, governo estadual e militância em favor da cidadania LGBT. A previsão é que caminhada se estenda até as 21h, com muita música e discursos militantes sob o tema “Somos todos iguais perante a paz”.

A Prefeitura do Rio vai marcar presença por meio de sua Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS) e de sua Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC). O poder municipal desfila na Parada no quinto carro, que estará identificado com a marca da campanha “Rio Sem Preconceito” e vai dar informações sobre saúde e direitos civis e distribuir kits de prevenção com camisinha e gel lubrificante. Além do “Rio Sem Preconceito”, o tema do carro da prefeitura é “Viva com Saúde. Viva em Paz”.

Além disso, a prefeitura carioca vai instalar um posto da SMSDC na altura da Rua Figueiredo de Magalhães, no canteiro central da Avenida Atlântica, para oferecer gratuitamente a vacina contra a Hepatite B. será feita ainda por meio de panfletos informativos a divulgação da lei municipal 2475/1996, que pune estabelecimentos comerciais que discriminem qualquer cidadão por conta de sua orientação sexual.

O governo fluminense terá seu titular, Sérgio Cabral, homenageado na manifestação e vai para a Avenida Atlântica comemorar a aprovação da união estável para casais de mesmo sexo, em uma ação de autoria do governador, e os mais de 10 mil atendimentos à população da diversidade sexual nos Centros de Referências da Cidadania LGBT espalhados pelo Estado.

Será lembrada ainda na avenida a primeira campanha publicitária de promoção de direitos civis e combate à homofobia financiada por um governo de Estado, o fluminense. O governo do Rio leva para a orla de Copacabana três carros: o primeiro será do Programa Estadual Rio sem Homofobia, com distribuição de materiais promocionais da campanha, como bonés, porta-celulares e guarda-sóis.

Já o segundo comemora a União Estável Homoafetiva e terá a cantora Jane di Castro interpretando clássicos do rei Roberto Carlos, que recentemente declarou ser a favor das uniões gays. O trio vem todo em branco e vai distribuir 5 mil bem-casados, 2 mil rosas vermelhas e terá também a presença dos 43 casais que tiveram sua união realizada pelo Governo do Estado em cerimônia coletiva realizada em junho deste ano.

“No terceiro trio, o da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos, contaremos com a presença da Mãe Beata de Iemanjá e seus filhos de santo que farão a defumação para espantar todo o preconceito de nossa Cidade Maravilhosa”, revela o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento.

Ele garante ainda que “os LGBT possuem no Governo do Estado um grande aliado no combate à homofobia e promoção da cidadania. Disponibilizamos serviços como atendimento psicológico, assistência social e jurídico para as demandas LGBT. Somos hoje vanguarda no que se refere à implementação, garantia e monitoramento  de políticas públicas de direitos humanos”.

16ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro – 9 de outubro
Concentração a partir das 13h, na Avenida Atlântica , na altura do posto 6 de Copacabana
Grátis 

Fonte: MixBrasil

Nenhum comentário: