14/01/2016

Fifa multa 5 federações internacionais por cantos homofóbicos de torcedores !


Nesta quarta-feira, a FIFA anunciaram punições para cinco federações de futebol latino-americanas por cantos homofóbicos entoados por torcedores durante partidas pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Argentina, México, Peru e Uruguai serão punidos em 20 mil francos suíços (R$ 80 mil) pela conduta de torcedores nos estádios. Já a associação de futebol do Chile foi multada em 70 mil franços suíços (R$ 281 mil) por situações recorrentes que ocorreram em quatro jogos.

As sanções estão previstas no artigo 67 do Código Disciplinar da Fifa, que responsabiliza tanto a seleção com mando de campo quanto a equipe visitante pelo comportamento impróprio de seus respectivos torcedores. Desde outubro de 2015, a entidade implementou seu “Guia de Boas Condutas em Diversidade e Anti-Discriminação”, acompanhado por um sistema de monitoramento para dar atenção especial a condutas racistas ou homofóbicas, por exemplo.

“A Fifa tem lutado contra a discriminação no futebol por muitos anos. Com este novo sistema de monitoramento para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, o Comitê Disciplinar recebe suporte adicional graças aos relatórios fornecidos por observadores nas partidas”, disse Claudio Sulser, presidente do comitê.

Fonte: CenaG