04/11/2013

Vaticano faz Pesquisa sobre Família Gay


O Vaticano iniciou hoje uma pesquisa para saber a opinião de bispos e párocos do mundo todo sobre diversos temas relacionados à sociedade, incluindo o casamento gay e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

O questionário é uma preparação para um sínodo em 2014, que discutirá a reação entre os ensinamentos católicos e a família. Entre as perguntas relacionadas à comunidade gay, está “qual é a atitude das Igrejas locais para o estado como promotor de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e com as pessoas que as protagonizam?”

Em seguida, o Vaticano questiona: “Que atendimento pastoral se pode dar aos que decidiram viver sob este tipo de uniões?”. Em caso de adoções por parte de casais do mesmo sexo, “o que pode ser feito pastoralmente para transmitir a fé?”, prossegue o questionário.


Não se podemos afirmar que tal pesquisa mostre, necessariamente, uma mudança na doutrina católica com relação a união entre homossexuais. No entanto, já é uma clara resposta ao posicionamento do papa Francisco, que em setembro afirmou que a Igreja deveria parar com sua obsessão contra o aborto e a homossexualidade. 

Fonte: Acapa

Nenhum comentário: