28/01/2016

TV Globo explica porque não exibiu ´´Hoje eu Quero Voltar Sozinho ``

globo hoje quero voltar sozinho 1100

Quem está mais ativo nas redes sociais deve ter se deparado com uma problematizção envolvendo a Rede Globo, que foi acusada de ser homofóbica após ter, supostamente, cancelado a exibição do filme “Hoje eu quero voltar sozinho”.

As críticas ficaram ainda mais vorazes quando soube-se que o filme seria substituído por “Casa da Mãe Joana 2”, comédia produzida pela emissora, com elenco de artistas de novelas e humorísticos da TV. No entendimento de algumas pessoas, trocava-se o romance gay dos adolescentes vividos por Guilherme Lobo e Fábio Audi por uma sequência de piadas com teor homofóbico.

Como você viu acima, internautas e ativistas cobraram uma posição da TV Globo, que enviou uma nota de esclarecimento ao Grupo Dignidade, dirigido por Toni Reis.

No texto, a emissora diz que a exibição do filme não foi cancelada, mas reprogramada. “Ficamos felizes com a explicação de que a veiculação do filme será reprogramada. A Rede Globo é uma  formadora de opinião para grande parte da nossa população brasileira”, disse Toni Reis, diretor executivo do Grupo Dignidade.

Confira a nota completa:

Prezado Sr. Toni Reis e demais integrantes do Grupo Dignidade,

Antes de tudo gostaríamos de esclarecer que a exibição do filme “Hoje eu quero voltar sozinho”  não foi cancelada, mas reprogramada, o que não é incomum numa rede de televisão.
Importante acrescentar também que o respeito ao outro e a valorização da diversidade são componentes essenciais da identidade Globo. Possuímos um amplo histórico de contribuição na luta pela defesa de direitos, condenamos o preconceito e atuamos intensamente no combate à homofobia em novelas, campanhas e reportagens. Temos alguns exemplos que o Grupo Dignidade deve ter acompanhado e que aqui ilustramos:
De 2008 a 2016, 14 produções exibiram mais de 100 cenas socioeducativas abordando a homossexualidade, das quais 35 destacaram a homofobia;
Nos últimos cinco anos, cedemos espaço para veiculação de campanhas próprias e de parceiros que juntas somam milhares de inserções;
Entre 2013 e 2015, programas de entretenimento e jornalismo realizaram respectivamente mais de 30 abordagens e produziram mais de 70 reportagens.
Acreditamos que esses destaques revelam uma contribuição expressiva à causa e aqui estamos à disposição para o diálogo.

Central Globo de Comunicação

Nenhum comentário: