05/01/2016

Governo lança política de saúde para LGBTs no SUS !!

gay sus 1100
Durante a 14º Conferência Nacional de Saúde, o Ministério da Saúde anunciou algumas ações voltadas ao público LGBT. O ministro Alexandre Padilha assinou uma portaria que institui a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no SUS.

A assinatura da medida, que consolida recomendações e ações desenvolvidas de forma fragmentária, foi comemorada por integrantes do movimento LGBT, que tinham dúvidas sobre a efetivação dessa pública frente à pressão dos segmentos evangélicos, principalmente.

A medida tenta aperfeiçoar tecnologias usadas no processo transexualizador, eliminar a homofobia na esfera do SUS, oferecer cuidado à saúde de adolescentes e idosos gays e garantir direitos sexuais e reprodutivos da população LGBT na rede pública de saúde.

A partir de agora, será competência do Ministério da Saúde, por exemplo, a elaboração de protocolos clínicos sobre o uso de hormônios e implante de próteses de silicone para travestis e transexuais.
Padilha comemorou a portaria. “Agora é regra no SUS”, disse, durante bate-papo sobre a vulnerabilidade da população LBGT frente à Aids, na companhia de associações gays, da cantora Preta Gil e de Ziraldo.

Fonte: SuperPride

Nenhum comentário: