06/07/2012

Bandeira Gay em Edificio Governamental em Londres


A bandeira do arco-íris, símbolo por excelência do movimento gay, ondulava pela primeira vez nesta sexta-feira no alto de um edifício governamental britânico no distrito londrino de Whitehall, na véspera da grande festa da comunidade homossexual nesta capital.

A bandeira, que encarna a defesa dos direitos da comunidade gay, lésbica, bissexual e transexual (LGBT), também permanecerá içada no sábado no Escritório do Gabinete Ministerial a pedido do vice-primeiro-ministro Nick Clegg, que tem seu gabinete neste edifício.

"Tem que haver um início para tudo", disse Clegg, o líder do partido liberal-democrata, sócio minoritário da coalizão governamental liderada pelo primeiro ministro conservador David Cameron.

"Ondear esta bandeira no coração de Whitehall é um símbolo pequeno, mas importante de que o governo e este país apoiam os direitos de igualdade", acrescentou em um comunicado.

O governo britânico propôs legalizar o casamento homossexual antes do fim da legislatura em 2015, uma iniciativa que provocou críticas tanto da Igreja Anglicana quanto da Igreja Católica, assim como da ala mais conservadora do partido de Cameron.

Mas Clegg foi nesta semana ainda mais longe ao indicar que as igrejas e outros edifícios religiosos deveriam poder celebrar estes casamentos, embora sem ser forçados a fazê-lo.

No sábado acontecerá em Londres a grande festa do Orgulho Gay com um grande desfile e uma celebração na Trafalgar Square.

Fonte: CenaG

Nenhum comentário: