30/06/2012

Jacarei Lidera em Casamentos Gays


Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, a capital paulista não está no topo do ranking de municípios que mais oficializaram casamentos gays no estado de São Paulo. A liderança, nesse quesito, é toda ocupada por cidades do interior paulista, segundo um levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

Pioneira no país, Jacareí, a 84 quilômetros de São Paulo, lidera a lista com 12 casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo. Contraditoriamente, na cidade de São Paulo, sede da maior Parada Gay do mundo, foram negados todos os 15 pedidos feitos desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo e abriu o debate para a legalização do casamento gay.

A decisão inédita do juiz de Jacareí, Fernando Henrique Pinto, refletiu em outras cidades do Vale do Paraíba: São José dos Campos (9 casamentos) e Taubaté (7). Entre os 10 primeiros municípios do ranking também estão São José do Rio Preto (7), Jardinópolis, Barretos e Mogi das Cruzes (6 cada uma), Santos e Osasco (5 cada uma), além de Ribeirão Preto (4). No total, o estado registrou 206 casamentos homossexuais até o dia 30 de maio deste ano.

Fonte: CenaG

Nenhum comentário: